sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Como divulgar meu livro?

Fala galera!!!

Não sei você, mas eu, enquanto nova escritora e sedenta por ver minha obra publicada, fico pirando imaginando o sucesso que será, a noite de autógrafos, champagnes no lançamento, fila quilométrica de leitores esperando minha dedicatória, aí eu acordo e caio da cama...hahaha

Os primeiros 6 capítulos do meu livro, pelo menos 2 vezes por dia eu postava um trecho dele (O Diário de Amélia) até que...CHEGA NÉ? Eu cansei e o público com certeza também.

Há uma maneira certa de divulgar seu livro e percebi que eu teria de ser paciente, agir como mineira e ir comendo pelas beiradas...eu precisava antes de mais nada de SEGUIDORES.

Quando eu comecei a escrever meu livro eu não tinha a mínima noção de: onde registrar, quanto custaria, onde publicar, como promover, que linguagem utilizar...eu não fazia ideia que no instagram existia um "Mundo Literário" (haha) isso pode ser meio surreal de acreditar, mas eu não fazia ideia do tanto de perfis relacionados à livros que existia neste app, até que resolvi criar um perfil para começar a promover meu livro, nascia naquele momento meu ig Resenhas Viajantes.

Como eu não tinha a mínima influência nesse mundo, penei um pouco para conseguir meus primeiros 100 seguidores e ainda não tenho muitos, estou suando para chegar nos 400 followers.

Mas, eis aqui algumas dicas valiosas que recomendo que considerem:

1o - Tenha um perfil literário no instagram;
2o - Poste conteúdos que as pessoas se identifiquem e sintam-se atraídas a permanecer te seguindo, fotos bem tiradas, estilosas e com a sua personalidade fazem toda diferença;
3o - Tenha um estilo padrão de postagens - No geral, é legal manter um padrão, algo que seja sua marca registrada e de preferência tenha sua assinatura na arte (exemplo: fonte sempre igual, cores). Eu tento colocar sempre a cor do meu logo em alguma parte da arte, de forma sutil, minha marca fica gravada na memória das pessoas, isso é comprovado cientificamente (haha);
4o - Promova sorteios - é aí que seu perfil dará um "buuum" mas não se frustre, muitos deixarão de te seguir assim que o resultado for anunciado (bando de interesseiros...);
5o - use muitas hashtags, muitas, muitas, muitas (hahaha);
6o - Faça parcerias - Não faça parcerias com qualquer um, analise o perfil da pessoa e tenha certeza de que haverá reciprocidade na divulgação do perfil um do outro;
7o - Alguns ig's tem grupos de whatsapp e ali você encontrará muitos aliados, muita gente boa, é top! Super recomendo.

Muito disso que citei acima você já deve estar seguindo e pensando, nossa, grande coisa, mas, continue lendo, pode valer a pena! hehe

Depois de estabelecer seu perfil no instagram, você pode pensar em criar um blog e se dedicar para que ele fique do jeitinho que você gosta. O blog é uma boa ferramenta para resenhas basicamente, a demanda de gente que quer saber se tal livro é bom ou não, se vale a pena ou não é enorme e blogs com críticas é uma ótima para gerar visualizações e dependendo do seu desempenho, podem surgir parcerias mais vantajosas com o tempo.
Promoções também são válidos para seguirem seu blog, mas recomendo que o faça quando seu blog estiver redondinho, assim as pessoas também hão de permanecer nele ao término do sorteio.

Pronto, até aqui você conquistou seguidores, o que é demais necessário para o seu objetivo: divulgar o seu livro!

Agora, as ferramentas para de fato promover o seu livro, são:
Whattpad - esse aplicativo é uma ótima plataforma interativa em que tanto você pode disponibilizar seu livro parcial ou completo para que as pessoas o leiam, como também pode ler outras obras que as pessoas publicam.
Recomendo que seu livro esteja registrado antes que você o divulgue nesta plataforma, evite que sua obra seja plagiada (informações sobre como registrar, você encontra no post que fiz, clicando aqui).

Book Start - essa também é uma ótima pedida, trata-se de uma plataforma de financiamento coletivo. Funciona assim: você se cadastra e manda seu livro para eles avaliarem sua obra, se curtirem, você terá um prazo de 60 dias para levantar uma campanha e conseguir o financiamento que precisa para publicar a sua obra. Por isso que é importante antes você ter conquistado bastante seguidores, é para eles que você direcionará seu apelo para somar no sucesso da sua obra.
Link da Book Starthttp://www.bookstart.com.br/pt/explore

Amazon - também possibilita publicar seu livro gratuitamente e pode gerar o interesse de alguma editora, caso a demanda de visualizações seja significativa.
Link da Amazonhttps://www.amazon.com.br/ref=nav_logo

As editoras no geral tem um certo "preconceito" contra novos escritores, recebemos muitos "nãos" no caminho, diferente de autores já consagrados, o sucesso inicial depende de nós, por isso, todo planejamento deve ser bem executado para que suas chances aumentem.

Outra coisa, invista num profissional para desenvolver a arte da capa do seu livro, conhece o ditado: não julgue um livro pela capa? Conhece alguém que tenha seguido essa moral?
No fundo, todos são analisados pela capa e se ela for atrativa, você já tem 50% de chance de conquistar um leitor, próxima etapa: sinopse!

A sinopse deve atingir tipo...o âmago do leitor, cause no cara a sensação de "uau, preciso ler esse livro".

Acima de tudo, invista num revisor que entenda do assunto, crítica de amigos são super válidas, eu faço isso direto com amigos, mas, tenha alguém que manje de gramática e seja criterioso com as correções necessárias e esteja aberto a alterações que forem sugeridas, tudo para o bem da sua obra, do seu xodó!

Próximo post, vou falar um pouco sobre técnicas para o fluir e desenvolver da sua história, mas que no final vai significar: deixa a história se levar...haha

Espero que tenham gostado!

Quer ver algum assunto específico aqui, mande e-mail, sinal de fumaça, comente aqui depois do texto, esse espaço é todo seu, fique a vonts!

Bjss














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu? Fique a vontade para comentar e volte sempre!