quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Sobre Rodas e Smokings

Capítulo 4

O Melhor Amigo do Mundo

Que delícia ter bons poucos e verdadeiros amigos, é à eles que dedico esse capítulo

Vivian e Pedro finalmente encontraram a escola que parece ser ideal para confiar Beca aos cuidados de "pessoas estranhas".
... 
O que Vivi e Pedro mais temiam, era de que Beca sofresse maus tratos e eles estivessem por perto. As pessoas costumam ser intolerantes com àqueles que possuem algum tipo de limitação e era justamente o que intrigava o pequeno Ian.
A escola que os pais de Beca encontraram ficava a cinco quarteirões de onde moravam e se chamava Vincent Hassel Educacional, em homenagem ao tataravô da família Hassel, de origem dinamarquesa. A metodologia de ensino também tinha fortes raízes do país e apesar de rigoroso para a cultura brasileira, as crianças aprendiam facilmente as matérias, assim como a língua dinamarquesa, uma espécie de curso extra curricular.
- Beca está ingressando na idade ideal. - Falou a diretora Raquel Hassel, herdeira pela terceira geração do centro educacional da família. - Eu entendo a preocupação de vocês devido a condição da sua filha, aqui as crianças são orientadas para a inclusão, é claro que uma criança ou outra pode apresentar alguma atitude indesejada, mas no geral, vocês perceberão que estão fazendo a escolha mais coerente para Beca. - Concluiu Raquel, tentado tranquilizar Vivian e Pedro.
- É, a gente tenta proteger ao máximo, sabe como que é. - Disse Pedro, olhando para Vivian, que concordava com o marido.
- Excesso de proteção também é ruim para a criança. Ela precisa enfrentar a realidade que está além da porta da sua casa. - Explicou a diretora. - Vocês tem sorte em ter Beca como filha. - Raquel havia sido apresentada à Beca, um pouco antes da reunião a sós com os pais. - Deu pra perceber que ela é uma garota muito esperta e curiosa, tenho certeza que ela saberá enfrentar essa nova fase.
Beca estava no parque, vendo as outras crianças brincarem durante o intervalo das aulas, ela parecia vislumbrada com o lugar e toda a aquelas monitoras brincando com as crianças.
- Beca, o que você achou da escolinha? - Perguntou Vivian, tentando analisar se a filha aceitaria o ingresso à escola.
- Eu queria ter ficado mais tempo, a gente veio embora muito rápido... - respondeu Beca, aparentemente desapontada.
- Bom, sua mãe e eu estávamos justamente pensando em te colocar lá para estudar, o que me diz? - Perguntou Pedro, se juntando à conversa.
- A gente pode ir agora? - Perguntou Beca, curiosa.
- Agora já está tarde, filha. - Explicou Pedro.
- O que você acha de ir comigo amanhã, comprar seu uniforme? Você não tem ainda! - Disse Vivi, percebendo a decepção no rosto da filha.
- Oba!!! - Gritou Beca. - Mamãe, será que vão gostar de mim? - Perguntou Beca pensativa.
- Alguém nessa vida consegue não te amar, filha? - Respondeu Vivia, dando o típico beijo na ponta do nariz da filha.
Beca sorriu, com os olhinhos apertados de careta.
Beca não tivera muitos amigos devido à sua condição, passava a maior parte do tempo dentro de casa. Alguns coleguinhas até vinham brincar com ela vez em outra durante as tarde no parquinho da praça, mas não tinha aquela coleguinha de ir uma na casa da outra, ela não sentia tanta falta disso, já que seus pais estavam sempre presentes e Julia estava sempre junto, cuidando e brincando também.
No primeiro dia de aula, os olhinhos de Beca brilhavam, ela tentava conter a euforia que estava a ponto de explodir em seu peito, a ideia era manter a pose de mocinha comportada, os cabelinhos dourados ganharam um lindo laço no penteado que sua mãe fizera com muito cuidado. O uniforme para as meninas, era um lindo vestido de saia plissada cinza, com três botões azul marinho no peito, meias brancas e o delicado sapatinho também azul. Beca estava como uma verdadeira princesa.
Dava para ouvir antes mesmo de chegar, o barulho das crianças entrando na escola, era um dos raros momentos de agitação que se percebia no local, fora isso, as crianças estavam sempre compenetradas nas aulas, Vivi e Pedro atestaram isso quando foram levados pela diretora Raquel para conhecer as dependências.
- Filha, qualquer dificuldade, pede pra professora chamar a mamãe, a gente mora pertinho, chegarei num instante, tudo bem? - Vivi estava falando isso mais para ela mesma, do que para a filha.
- Está tudo bem mamãe, eu ficarei bem. - Disse Beca, abrindo os braços para receber um abraço.
- Papai te ama, filha. - Completou Pedro, com um beijo na bochecha da filha.
Beca foi conduzida por uma das monitoras, descontraindo com a garota, enquanto os pais ficavam cada vez mais distante.
Ian, estava sentado na cadeira da primeira mesa da sala, ele ainda não havia se enturmado com os coleguinhas da sua nova escola, ficara apenas observando a agitação das outras crianças.
- Ian - Chamou a monitora que trazia Beca. - Trouxe mais uma amiguinha nova pra te fazer companhia. Ela se chama Beca. - Apresentou a monitora.
- Eu lembro de você! É o garoto novo da minha rua. - Disse Beca com um sorriso.
- Que cadeira maneira! - Respondeu Ian. A monitora riu.
E assim, Ian e Beca se conheceram.
Ian e Beca não parecem ter tido dificuldades na metodologia da escola, assim como na afinidade que criaram. Quando Beca deixou a borracha escapar da mão para corrigir uma lição, Ian logo se levantou para pegá-la de volta para amiga.
O uniforme dos meninos era uma bermuda de oxford até o joelho e uma camisa social de manga curta cinza, sapato social e um bordado no bolso esquerdo escrito: VHE, que significava o nome da escola - Vincent Hassel Educacional. Ian estava com os cachinhos impecáveis, resultado do gel que sua mãe passara para manter o cabelo do filho sem armar, o que acontecia de qualquer forma, era questão de tempo.
O sinal soou a primeira vez.
- Turma, hora de brincar, quero todos em fila. - Disse a professora Helena.
- Beca, você brinca comigo? - Perguntou Ian.
- Você vai ter que empurrar minha cadeira... - Alertou Beca.
- Legal!!! - Ian achou incrível ter uma amiga numa cadeira de rodas.
...
- E aí filha, o que achou do seu primeiro dia na escolinha?
- Eu conheci o melhor amigo do mundo mamãe! - Respondeu Beca, com o mesmo brilho de quando estava entrando na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu? Fique a vontade para comentar e volte sempre!